Celebrando o Carnaval na Itália – como é o Carnaval de Veneza?

Atualizado em:
Receba recomendações práticas semanais para reconhecer a sua Cidadania Italiana!
Nos últimos anos ajudei milhares de pessoas a reconstruir a própria história familiar e obter a Cidadania Italiana. Se inscreva GRATIS agora e receba conteúdos exclusivos sobre a Cidadania Italiana via email.

    Festa mágica e repleta de encantos, o Carnaval de Veneza e suas máscaras atraem mais de 3 milhões de foliões à Itália todos os anos!

    Ciao!

     

    Uma das coisas que brasileiros dizem mais sentir saudades quando se mudam para cá, na Itália, é das festas e das comemorações. Em especial o Carnaval. Mas não há motivos para ficar ‘desamparado’ da festança: aqui na Europa, o Carnaval é também comemorado com total animação! Já escrevi sobre 4 Lugares para você festejar o Carnaval na Itália, mas hoje vou falar do Carnevale di Venezia!

     

    Na Itália, diversas localidades celebram o Carnaval com festas de parar a cidade, reconhecidas pelo clima alegre e liberal. Em especial, é o Carnaval de Veneza que ganha os holofotes todos os anos e é um sucesso continental!

     

    CARNAVAL DE VENEZA – UMA BREVE INTRODUÇÃO

     

    O Carnaval de Veneza é uma das festas populares mais antigas no mundo. Começou lá no século 12, em 1162, para comemorar uma importante vitória militar da italianada! As pessoas começaram a se juntar nas ruas, perto da praça de São Marcos, e celebrar com danças, cantos e bebidas. Ao longo da Idade Média, a festa foi tomando volume e fama. Pessoas vinham até Veneza de todos os cantos para se divertirem bastante e terem dias de leveza e descontração.

     

    fantasia-de-zumbi
    Teve até zumbi dando o ar da graça no Carnaval de Veneza!

     

    Hoje, o Carnaval de Veneza é uma festona, pra brasileiro nenhum botar defeito! Há muita dança e diversos desfiles, que atraem cerca de 3 milhões de pessoas anualmente.

     

    Assim, se você, brasileiro descendente de italianos, já está planejando passar uma temporada – ou se mudar definitivamente! – na Itália, irá se sentir em casa nas festas do Carnaval! Hoje, quero trazer alguns detalhes desta comemoração tão elegante e atraente que é o Carnaval de Veneza.

     

    Então vamos lá? 🙂

     

    Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

    Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

    Quero cotar agora.

     

    CARNAVAL DE UM JEITINHO DIFERENTE

     

    Apesar da intenção do Carnaval ser bem similar no Brasil e em Veneza – ou seja, libertinagem e alegria! -, há algumas diferenças marcantes que o turista brasileiro logo percebe.

     

    Em especial: as roupas!

     

    carnaval de veneza - uma festa de cores

     

    Enquanto o Carnaval brasileiro acontece durante o Verão e a falta de roupas é um dos principais ‘atrativos’ da festa, aqui na Itália o Carnaval ocorre no final do inverno, com temperaturas mais amenas. Por conta do friozinho, o pessoal capricha mesmo nas fantasias.

     

    gondolas alegoricas no carnaval de veneza

     

    Relembrando as roupas, os trejeitos e a história medieval, o Carnaval veneziano é caracterizado por fantasias elaboradas, bonitas e repletas de enfeites com significados. Algo que sempre chama a atenção são as máscaras usadas pelos foliões (veja mais sobre elas abaixo!). Sofisticadas e elegantes, elas conferem um ar bastante exótico para a festa!

     

    Assim como os brasileiros capricham no espetáculo com seus gigantes carros alegóricos, o pessoal de Veneza aproveita a beleza de seus canais para fazer o show do Carnaval!

     

    OS TIPOS MAIS FAMOSOS DE MÁSCARAS DO CARNAVAL DE VENEZA

     

    As máscaras do Carnaval de Veneza são famosas em todo o planeta. Desde que começaram a ser usadas nas festas, elas são um símbolo de liberdade – afinal, ao esconder o rosto por detrás de uma máscara, o folião fica ‘liberado’ para fazer o que quiser e se divertir como bem entender, sem se importar com a opinião dos outros!

     

    Existem alguns tipos de máscara que, ao longo da história, foram se tornando indispensáveis para o Carnaval veneziano. Conheça alguns deles e seu significado.

     

     

    BAUTA

    máscara-bauta
    Uma máscara para seduzir…

     

    Quer anonimato total? Então vá de bauta!

     

    Esta máscara é feita para cobrir 100% da face do folião. Sua principal característica é possuir a região do queixo bem larga e apontando para a frente. Com isso, a pessoa consegue conversar, comer e beber numa boa, sem precisar revelar a identidade. A origem histórica da bauta era justamente preservar o anonimato durante as festanças!

     

     

    COLOMBINA

    máscara de colombina - carnaval de veneza
    …uma máscara para enfeitar…

     

    Uma máscara para enaltecer a beleza e a elegância!

     

    A máscara de colombina cobre apenas a metade superior do rosto e é decorada com todo o cuidado, com materiais brilhantes, flores e pétalas. É uma máscara tradicionalmente feminina, e diz uma lenda que ela foi criada para atrizes, que de tão bonitas que eram não queriam esconder o rosto inteiro durante o Carnaval!

     

     

    ARLEQUIM

    máscara de arlequim - carnaval de veneza
    …uma máscara para se divertir…

     

    Máscara tradicional masculina representando o ‘bufão’, um personagem cheio de emoção. Ela cobre a maior parte do rosto, é geralmente escura, possui nariz largo, sobrancelhas enormes e arqueadas e uma protuberância na testa, dando uma ideia de ‘chifrinhos’ – pois é, o arlequim apronta mesmo durante o Carnaval!

     

     

     

    MÉDICO DA PESTE BUBÔNICA

    máscara de doutor da peste - carnaval de veneza
    …e uma máscara para assustar!

     

    Que máscara medonha! Esta é uma das mais tradicionais – e bizarras! – máscaras de Veneza. E ela tem sua origem como um instrumento médico.

     

    Durante a Idade Média, acreditava-se que a transmissão da Peste Bubônica acontecia pelo ar. Se a pessoa doente estivesse com cheirinho ruim, então, era bom ficar longe! Assim, para tratar das vítimas da Peste, os médicos passaram a utilizar uma máscara com ‘bico’ comprido na altura do nariz. Esse bico era preenchido com flores e sais aromáticos, a fim de ‘filtrar’ as coisas ruins transmitidas pelo ar! De tão bizarra, a máscara virou item indispensável no Carnaval italiano!

     

    Agora imagine você doente e chega um médico com essas feições para te tratar?! Só de susto eu já me curava!

     

     

    Bem diferente o Carnaval em Veneza, não é mesmo? E você, ficou a fim de conhecer de perto essas ‘loucuras’ italianas? Quem pretende aproveitar o processo de reconhecimento da cidadania italiana para passar uma temporada na Europa, não pode perder essa verdadeira festança que, a seu modo todo diferentão, compete de igual para igual com as diversões do Carnaval brasileiro!

     

    DarioCiao! Eu sou o Dario, italiano (melhor, siciliano!) adotado há 6 anos pelo quente e colorido Brasil! Fundador - com sotaque - do Pesquisa Italiana, que desde 2014, e com um time de 14 pessoas, ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens e juntar toda a documentação necessária para conseguir a cidadania italiana! Amo praia, churrasco e obviamente pizza!
    Faça agora o teste para saber se você tem direito a Cidadania Italiana
    Fazer Teste

    Por

    Dario

    Compartilhe

    Leia Também