Pesquisa Italiana

Tudo sobre o novo visto de “nômade digital” aprovado na Itália

Está em andamento um projeto de lei para o visto de nômade digital na Itália.

Aprovado recentemente, o projeto regulariza a permanência de “nômades digitais” em solo italiano por até 02 anos. Saiba o que isso significa.

Uma boa notícia para freelancers, autônomos, profissionais digitais e para qualquer trabalhador que não está acorrentado à rotina de escritórios: em breve, os “nômades digitais” poderão se mudar para a Itália e trabalhar regularmente por aqui.

“Nômade digital” é o nome que se dá a pessoas que podem trabalhar de qualquer lugar, ou seja, que não são obrigadas a ir a um escritório, a uma empresa ou a um estabelecimento todos os dias e trabalhar de lá. No mundo moderno, um número cada vez maior de profissionais pode colocar o notebook debaixo do braço e trabalhar onde bem quiser, seja em casa, em um café, em uma outra cidade ou em um outro país (lembrou alguém?)! Por isso o termo “nômade”.

Isso é importante por dois motivos. Primeiro porque, nos últimos anos, e em especial após o advento da COVID-19, o trabalho remoto se tornou bastante comum.

E segundo, estrangeiros que desejam morar e trabalhar na Itália normalmente precisam de um visto de trabalho tradicional, requisitado pelo contratante italiano, em um processo bem burocrático.

Isso pode mudar em breve.

visto-para-italia-para-nomades

A NOVA LEI AINDA NÃO ESTÁ NO AR!

O que aconteceu nestas últimas semanas foi a aprovação do projeto de lei pelos legisladores italianos.

Ainda falta toda a burocracia governamental (em especial o Ministérios das Relações Exteriores) se organizar, definir e colocar em prática as novas normas, o que pode levar algum tempo.

Em outras palavras: haverá visto de nômade digital na Itália.

Mas precisaremos esperar um pouquinho…

 

Precisa de uma conta bancária na Europa? 🏦🇪🇺

Então não perca tempo! Abra sua conta multimoedas gratuita em apenas 5 minutos com a Wise, a solução segura e confiável disponível em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é entregue diretamente no Brasil, permitindo saques e compras em mais de 200 países ao redor do mundo.

Abrir conta

 

O QUE FOI APROVADO?

O que foi aprovada no final de março é justamente a criação do “visto de nômade digital”.

Com ele em mãos, a pessoa poderá morar e trabalhar na Itália por 01 ano, tempo prorrogável por mais 01 ano adicional.

O visto poderá ser estendido ao núcleo familiar imediato dessa pessoa – ou seja, poderá trazer junto esposo(a) e filhos.

Atualmente, estrangeiros podem passar no máximo 90 dias por ano na Itália.

Se quiserem ficar mais tempo, devem pedir o visto de trabalho ‘normal’, cheio de perrengues.

O novo visto de “nômade” deve permitir que profissionais realizem o sonho de viver na Itália por 01 ano ou 02 com menor burocracia, movimentando a economia local e gerando rios de experiência pessoal!

O projeto de lei visa especificamente profissionais que não moram ou não são cidadãos de países da União Europeia.

QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA O NOVO VISTO?

Para se obter o visto de nômade digital, o candidato precisará comprovar renda mínima (o valor ainda não foi definido), ter seguro de saúde, antecedentes criminais limpos e comprovar que tem um local para morar na Itália. Ou seja, nada muito fora do comum.

Além disso, apenas profissionais “altamente qualificados” poderão pedir o visto.

Apesar dessa definição ainda estar um tanto vaga no projeto de lei, sabe-se que o governo italiano considera como “altamente qualificado” qualquer trabalho intelectual – usualmente, se você pode trabalhar de qualquer lugar, então tem uma profissão intelectual, e portanto se enquadra na categoria.

Ademais, o projeto de lei também afirma que o visto será para pessoas “que exerçam atividades de trabalho altamente qualificadas através do uso de ferramentas tecnológicas que lhes permitam trabalhar remotamente” – ou seja, o tipo de profissional que o governo italiano quer atrair é bem específico!

Empresas de fora da Itália também poderão pedir esse visto para os contratados, justamente para que seu funcionário ‘remoto’ possa trabalhar por aqui.

O QUE MAIS O NOVO VISTO DE NÔMADE DIGITAL PERMITE?

Existem atualmente diversas cotas anuais de estrangeiros que podem vir morar na Itália.

Essas cotas variam com o tipo de visto requerido.

Vistos de trabalho entram em uma cota, vistos de profissionais autônomos, em outra.

E elas são bem restritivas.

Por exemplo, em 2022 foram alocadas apenas 500 vagas para estrangeiros que pediram o visto de trabalhador autônomo.

Os vistos de nômade digital não entrarão nestas cotas (ainda não se sabe se terão um própria); portanto, a autorização de permanência deverá ser mais fácil.

O futuro visto de nômade digital italiano está na vanguarda das mudanças globais na forma de trabalho, juntando-se a iniciativas semelhantes que países como Portugal e Alemanha já disponibilizam.

E é uma maneira adicional para você, que ainda não teve seu direito à cidadania italiana reconhecido, de vir para cá e vivenciar, no dia a dia, as dores e delícias de se viver em solo italiano!

Trarei mais informações sobre o assunto em breve, assim que tivermos maiores detalhes sobre os próximos passos dessa nova lei.

Sair da versão mobile