Pesquisa Italiana

Vinho Italiano – mais de 3.000 anos de história

É impossível separar a Itália do vinho e o vinho da Itália. A história do vinho italiano começou a mais de 3.000 anos atrás, então hoje vamos contar um pouco sobre ela.

 

O vinho e o Império Romano

vinho italiano
O cultivo de videiras se difundiu na Itália no segundo milênio antes de Cristo, graças ao comércio com a Grécia Antiga e com o Oriente Médio. Com o surgimento da sociedade romana, a produção de vinho cresceu ainda mais, se tornado uma arte. Basta lembrarmos que um dos Deuses mais cultuados na civilização romana era Baco, protetor das videiras e do vinho. E em homenagem a este Deus, aconteciam festas com muito vinho e chamadas de Bacanais (imagino o que você está pensando, é bem por aí mesmo, festa bastante liberal).

Nesse tempo, as uvas eram amassadas com os pés, em grandes tonéis. Então, o mostro obtido era fermentado até se obter o vinho.

Não era à toa que a Itália era conhecida como Enotria – Terra do Vinho, e foram os romanos, com suas invasões e conquistas, que difundiram a tradição no cultivo de videiras.

 

Itália x França

 

Com a queda do Império Romano, o vinho também passou por um período de crise, e graças a Igreja Católica continuou a existir. Os monges Beneditinos, espalhados por toda a Europa, eram então famosos por seus vinhos e pelo consumo não muito moderado dele. É nessa época também, que a França começa a aparecer como forte concorrente da Itália na produção de vinhos. E sabe quem ajudou a França a conquistar esse Mercado? Um monge Beneditino, famosos por seu perfeccionismo e por fabricar um excelente vinho. Seu nome, Dom Perignon.

Do renascimento em diante, o vinho se torna parte importante do comércio internacional e outras variedades de vinho vão surgindo, como os vinhos de Montalcino e de San Giminiano, na Toscana.

 

Necessita enviar dinheiro para o exterior? 🌍💸

Garanta transferências seguras, rápidas e com as melhores taxas de câmbio do mercado. Atualizo diariamente as melhores opções para você! Faça sua simulação agora mesmo!

Cotar agora.

 

O vinho Italiano da era moderna


Só em 1716 é que são criadas as primeiras regras para a produção de vinho, feitas para o vinho Chianti.

Em 1900, a vinicultura italiana começa a reflorescer e mostrar suas melhores características. Surgem as Denominações de Origem Controladas (DOC e DOCG) e os vinicultores passam a se concentrar cada vez mais na qualidade de seus produtos.

Hoje em dia Itália e França se revezam no primeiro lugar do ranking do melhor vinho do mundo, mas o número de rótulos franceses é maior que o número de rótulos italianos.

Essa história de tantos anos também pertence ao Brasil, porque ao receber os imigrantes italianos em suas terras, recebeu também novas técnicas de plantio e a tradição do cultivo da uva dos italianos, se tornou tradição nos estados do sul.

E quem é que não sonha em conhecer as belas vinícolas italianas, seja de qual região for, e então degustar vinhos inesquecíveis?

Sair da versão mobile