Pesquisa Italiana

4 Filmes sobre a história dos imigrantes italianos.

Hoje quero te apresentar alguns filmes sobre imigrantes italianos. Então vamos lá!

 

A Itália é famosa por diversos motivos. Entre eles, como já postamos aqui, pelo seu delicioso café e o marcante vinho. Além disso, a produção cinematográfica do país é mundialmente conhecida.

Berço das artes durante séculos, a Itália produziu alguns dos filmes mais famosos do mundo.”A Dolce Vita” de Federico Fellini com Marcelo Mastroiani, “Cinema Paradiso” de Giuseppe Tornatore, ou o controverso “120 dias de Sodoma” de Pier Paolo Pasolini são grandes exemplos disso.

No Brasil, a produção cinematográfica também vem ganhando seu espaço e filmes bem conceituados vêm sendo aclamados pelos críticos.

Para quem gosta da sétima arte e se interessa pela história dos imigrantes italianos que saíram da Itália em busca de uma nova vida, vamos mostrar alguns filmes – brasileiros e italianos – que falam sobre o tema.

 

Sacco e Vanzetti, de Giuliano Montaldo

 

sacco-e-vanzetti

 

Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté), dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o segundo um peixeiro, são detidos pela polícia.

Ninguém negava que eram anarquistas. Na verdade eles mesmo admitiam, pois acreditavam que era a única forma do homem explorar o próprio homem. Porém, não se tinha certeza de que Sacco e Vanzetti fossem os verdadeiros culpados de um assassinato, ocorrido em 15 de abril de 1920.

O julgamento dos dois imigrantes deixou de ser algo baseado apenas na justiça e tornou-se político, já que deviam ser condenados por serem estrangeiros e também por seguirem uma doutrina política de oposição ao conservadorismo vigente nos Estados Unidos nessa época.

 

Cidadania Italiana em 2 anos e sem pisar na Itália? 🇮🇹⏱️

Evite as filas intermináveis e conquiste sua cidadania italiana pelo processo judicial paterno em apenas 2 anos (ou menos). Clique aqui e descubra como dar o primeiro passo rumo à sua nova vida! 🌟

Quero minha Cidadania Italiana!

 

O Quatrilho, de Fabio Barreto

 

 

Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos decidem morar na mesma casa.

Com o tempo, a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interessa pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), e os dois se apaixonam.

Depois algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar a vida em outro lugar. Eles deixam para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

 

Oriundi, de Ricardo Bravo

É a festa de aniversário de Giuseppe Padovani, mas para este imigrante italiano de 93 anos de idade, parece não haver motivo para comemoração. Sua saúde está frágil, sua família se despedaçando e a fábrica que ele e a esposa criaram há mais de 60 anos está à venda.

Durante a festa, Giuseppe é apresentado a uma parenta, Sofia D’Angelo. Ela diz estar no Brasil para uma pesquisa sobre a família Padovani, após ter passado os últimos anos estudando na Itália.

Espantado com a incrível semelhança com sua finada esposa Caterina, Giuseppe começa a se perguntar se não seria Sofia a reencarnação de sua amada.

 

Caminhos de Pedra – Tempo e Memória na Linha Palmeiro

O filme se passa na antiga Linha Palmeiro, nas imediações de Bento Gonçalves, e conta a história dos imigrantes italianos que recomeçaram suas vidas no Brasil, no século 19, e construíram suas casas de pedra – hoje, pontos turísticos da região.

Embora mantenha vivas muitas de suas características culturais originais, o lugar passou por fortes modificações ao longo dos anos. As aparelhagens modernas aplicadas ao cultivo da uva – principal ocupação e fonte de renda dos habitantes do local – contrastam com elementos seculares, como a roda d’água, as rodas de carroça, as ruínas de pedra, as casas abandonadas ou transformadas em estrebaria, além, é claro, das estradas de chão. Esta coexistência entre o novo e o velho, o moderno e o tradicional e os conflitos dela decorrentes, é a tônica do documentário, que conta um fragmento importante da história do Rio Grande do Sul, através de um olhar contemporâneo.

Sair da versão mobile