Pesquisa Italiana

Feriado na Itália: 01/05 – Dia do Trabalhador

Sabe porque se festeja o 1o de maio, Dia do Trabalhador, na Itália e em tantos outros países do mundo?

 

Para celebrar e recordar a luta da classe operária afim de garantir o reconhecimento de seus direitos. Uma dessas conquistas foi garantir as 8 horas de trabalho diárias, e não mais que isso.

A origem da festa do trabalhador é americana. No dia 1o de maio de 1886, em Chicago, ocorreu uma grande manifestação para combater as condições miseráveis de trabalho nas fábricas: a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Os conflitos entre manifestantes e policiais duraram alguns dias, e no dia 4 de maio um grupo de manifestantes lançou uma bomba contra a polícia, que abriu fogo e acabou assim matando e ferindo manifestantes e inocentes.

O 1o de maio marcou essa tragédia e, por isso, a data recorda o empenho dos trabalhadores em garantir os seus direitos.

 

Festa del Lavoro na Itália

 

Dia do Trabalhador

 

No inicio do século XX, a data de 1o de Maio foi marcada também pela reivindicação do sufrágio universal, protestos contra empresas bélicas e também contra a participação da Itália na guerra.

Com a chegada da ditadura fascista, as comemorações de 1o de Maio foram então suspensas.

Em maio de 1945, depois da saída das tropas alemãs da Itália e do fim da guerra, os partegiani e os trabalhadores voltam às praças da Itália para festejar a liberação do país e novamente o Dia do Trabalhador. Mas, com tantos conflitos políticos, a festa foi suspensa novamente.

Só nos anos 70 é que as comemorações do Dia do Trabalhador voltaram a ser feitas com todos em praça pública, unidos.

 

Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

Quero cotar agora.

 

As comemorações de hoje

 

Nos dias de hoje, a Festa de 1o de maio continua sendo de comemoração para os trabalhadores e pelo direito de todos ao trabalho. Se festeja com manifestações por toda a Itália e com um grande concerto na Piazza San Giovanni, em Roma, conhecido como Concerto del Primo Maggio.

 

Sair da versão mobile