Pesquisa Italiana

Guia prático para não parecer um ET numa mesa italiana.

Prepare-se para conhecer as delícias da culinária do meu país e explorar os segredos da cozinha italiana.

 

É impossível pensar na Itália sem lembrar de sua gastronomia. A cozinha italiana é uma das mais ricas e populares do mundo, e por isso é possível encontrar restaurantes de culinária italiana em todos os países do mundo.

A Itália não é tão grande quanto o Brasil em questão territorial, mas da mesma forma que aqui, se divide em regiões. Cada uma dessas regiões italianas tem características bem específicas e únicas e isso reflete diretamente na gastronomia local.

A culinária italiana vai muito além das tradicionais pizzas e massas. Alguns dos pratos italianos mais populares aqui no Brasil tem a forma de preparo bem diferente da original, e os brasileiros que chegam por lá na Itália muitas vezes se surpreendem com a diferença.

Para mostrar todas essas curiosidades e também tudo o que a cozinha italiana tem de especial, vamos dedicar um post para cada uma das regiões da Itália, com as características mais marcantes de cada uma, principais alimentos e algumas das principais receitas.

Antes de enveredarmos pelas regiões e começarmos a explorar os sabores da Itália, vamos contar um pouco sobre cada uma das refeições, suas características, curiosidade e muito mais.

Então prepare-se para uma viagem cheia de sabores e aromas pela cozinha italiana!

 

Um pouco da história e dos costumes

 

cozinha italiana

 

Hoje em dia, os pratos italianos mais conhecidos e consumidos no mundo são a pizza e as massas.

Mas o que pouca gente sabe é que eles fazem parte de uma culinária italiana mais atual, não são pratos tão antigos como a polenta e o arroz, por exemplo.

A cozinha italiana foi evoluindo com o passar do tempo. Sofreu influências de países vizinhos e até mesmo dos povos conquistados e alguns povos invasores.

Tudo isso junto, fez da cozinha italiana uma das cozinhas mais sólidas do mundo.

Mas o que realmente marca na cozinha italiana é o sabor fresco dos alimentos sem excesso de condimentos, a tradição de uma mesa farta e compartilhada por toda a família, e, claro, o prazer de cozinhar e de comer.

 

Quer alugar um carro na Europa com o melhor custo-benefício? 🚗💨🌍

Recomendamos o Discovercars, o comparador de aluguéis de carros que você pode confiar! Com preços imbatíveis e uma plataforma extremamente fácil de usar, a Discovercars é a escolha perfeita para suas necessidades.

Quero cotar agora.

 

As principais refeições na Itália

 

Vamos conhecer agora as principais refeições feitas pelos italianos.

 

  • O café da manhã ( La colazione)

 

 

Como aqui no Brasil, o café da manhã acontece logo que acordamos.

Tem apenas uma pequena/grande diferença.

Na Itália o café da manhã é doce, e não se comem comidas salgadas ou lanches.

O café da manhã consiste em uma bebida quente (café, leite, chá, cappuccino ou chocolate quente) geralmente acompanhada por alguma coisa doce, como pães com geleia, croissants etc.

 

  • Lanche da manhã (Lo spuntino)

Esse lanche não é obrigatório, e muita gente acaba passando batido por ele, pela falta de tempo e pelos compromissos da manhã.

O spuntino é um lanche rápido e leve, feito entre o café da manhã e o almoço.

 

  • O almoço (Il pranzo)

 

 

Essa refeição tem lugar especial mesmo nos dias corridos de hoje. Em alguns países europeus, incluindo a Itália, o almoço se divide em etapas, bem diferente dos costumes no Brasil.

  • Em primeiro lugar é servida a entrada ou antipasto, onde os pratos servidos são mais leves, a base de carnes curadas, frutos do mar ou vegetais, e podem ser acompanhados de pães, salames e azeites. Aliás, é bom ficar atento para não comer demais essas delícias do antipasto, afinal, você ainda tem que aproveitar os outros pratos que virão.

 

  • Em seguida, o primeiro prato ou primo piatto que englobam massas, risotos e sopas. Os pratos variam de acordo com a região da Itália em que se está.

 

  • O segundo prato ou secondo piatto é onde entram as carnes vermelhas ou peixes, como nas regiões mais próximas ao mar. Em algumas épocas do ano, o cardápio conta com carnes mais exóticas como javali e coelho.

 

  • O contorno é o acompanhamento, servido com o segundo prato. Normalmente são saladas de folhas ou legumes cozidos para acompanhar as carnes.

 

  • Por fim a sobremesa ou dessert, os doces italianos típicos de cada região. Para alguns é a parte mais aguardada da refeição! Em alguns restaurantes, antes da sobremesa, são servidas frutas da época e até mesmo queijos.

 

  • O café! Essa bebida tradicional e muito comum na Itália não podia faltar. É comumente servido após a sobremesa, hábito que muitos brasileiros adotaram também. Pode ser consumido como expresso, cappuccino, machiatto ou de qualquer outra forma.

 

  • Na Itália, costuma-se ainda servir um digestivo após o café. Os digestivos são bebidas com teor alcóolico e que ajudam a digestão. Os mais conhecidos são a grappa e o limoncello.

 

 

Curiosidade: Também é comum unir café e grappa. A bebida é conhecida como Caffe Corretto e nada mais é do que um shot de café expresso com um pouco de grappa

 

  • Lanche da tarde (La merenda)

É um lanche feito no fim da tarde, antes do jantar.

Para a merenda, geralmente, os italianos preparam pães cobertos com creme de avelã, adorado pelas crianças, ou recheados com queijo e presunto.

 

  • Jantar (La cena)

 

 

Assim como o almoço, o jantar acontece em etapas, porém, os pratos normalmente são mais leves.

É na hora do jantar que toda a família se reúne à mesa, não só para comer, mas também para conversar e contar as novidades.

É uma refeição feita com tempo, sem pressa, aproveitando o momento.

Tanto no almoço como no jantar não poderia faltar o vinho. Essa maravilha dos deuses é uma bebida típica na Itália que está sempre presente nas refeições principais, almoço e jantar, para acompanhar os pratos.

Então é claro que preparei um capítulo inteiro só para falar do vinho italiano!

 

 

Sair da versão mobile